Dogue de Bordeaux: Raymond Triquet critica DBX atual

16 de fevereiro de 2010

Raymond Triquet critica DBX atual

À atenção de juízes, especialistas e criadores

Em todas as raças, o aumento do número de efetivos traz o risco de derivações com o aparecimento de indivíduos medíocres, facilmente identificáveis por serem pouco típicos, e ainda outros hipertípicos, que são um perigo para a raça mesmo sendo admirados por alguns adeptos da cinofilia espetáculo.

Nós recomendamos que você leia novamente as recomendações de 28 de outubro de 2004 (Comitê reunido em Ham em 4 de setembro de 2004), de 5 de agosto de 2004 (carta do presidente do Clube da Raça aos juízes) e de 18 de outubro de 2005 (seguindo o aparecimento, no mesmo ano, de um Dogue de Bordeaux de cor chocolate).

Quais são as lições aprendidas na excelente exposição de Ham, realizada em 02 e 03 de setembro de 2006? A raça está indo bem: muitos dos indivíduos são bem típicos, sãos, têm um temperamento estável e mostram afabilidade com seus proprietários. No entanto, é preciso evitar os extremos e, para isso, recomenda-se ler o padrão.

Cabeça:

- O perímetro da cabeça quase corresponde à altura da cernelha, podendo, portanto, ser um pouco menor ou um pouco maior. Isto quer dizer que não se deve selecionar as cabeças com um perímetro que ultrapassa a altura da cernelha em 20% sob o pretexto de que são espetaculares. Eles são monstruosidades.

- Focinho: a norma estabelece que "os limites (máximo de um terço e mínimo de um quarto do comprimento da cabeça) são admitidos, mas não desejáveis". Focinhos de raças de caça devem ser evitados, da mesma forma que focinhos semelhantes aos dos Bulldogs.

- O focinho e o crânio são enrugados, mas não devem apresentar sulcos profundos com sudorese nem dobras inchadas. Já foi visto um exemplo que envolvia completamente a face.

- Incisivos: incisivos muito pequenos dispostos de forma irregular definitivamente constituem uma falta.

- Narinas: narinas bem abertas são uma qualidade.

Uma cabeça típica é forte, trapezoidal (esta parece estar desaparecendo), com a expressão de uma esfinge transmitida pelos olhos espaçados, o maxilar inferior bem definido e lábios em forma de V invertido.

Altura da cernelha:

Até agora temos sido muito negligentes e alguns indivíduos têm a altura dos Mastiffes. Lembremos que o antigo padrão de 1921 dizia: "O Dogue de Bordeaux não é um gigante da espécie canina". As alturas máximas são de 68 centímetros mais uma tolerância de 2 centímetros para os machos e 66 centímetros mais uma tolerância de 2 centímetros para as fêmeas. Acima dessas medidas, um dogue não deve mais receber qualificação "excelente".

Cor:

É necessário adicionar uma precisão ao padrão. O Dogue de Bordeaux tem uma pelagem da cor fulvo. Esta pelagem pode ter uma sobreposição de preto ou marrom. São pelos "em faixas", "em zonas": parte de cada pelo é castanho ou mesmo cor de areia, e a ponta é preta ou marrom. Nós já especificamos que uma pelagem marrom deve ser rejeitada (classificada como "insuficiente", fora de padrão). Neste caso, cada pelo é totalmente marrom (chocolate). Geneticamente, uma pelagem marrom é diferente de uma pelagem com sobreposição de marrom. Nos Dogues de Bordeaux, a pelagem chamada de "acaju" é na realidade uma pelagem fulva com uma cobertura marrom (o fulvo verdadeiro é uma pelagem vermelha - veja o Setter irlandês). Essa sobreposição de marrom não deve cobrir todo o corpo a ponto de dar uma impressão geral de marrom. Um Dogue de Bordeaux com uma cobertura marrom deve ter algumas partes da pelagem de uma cor mais clara, com a parte acaju se destacando mais do que a parte fulva. Os pelos sobre os ombros, as costelas, etc. podem ser até completamente fulvos. Em todo caso, a pelagem nunca deve ser marrom escura (chocolate), e deve ser luminosa. O padrão diz: a pelagem deve ter cores na gama do fulvo.

Vamos fazer um resumo:

- Pelagem chocolate: desclassificado (pelos marrons em toda a sua extensão)
- Pelagem com cobertura marrom dando a impressão geral de pelos escuros: não pode ser classificado como "excelente"

Para branco, siga o padrão: "marcas brancas não invasivas são permitidas no peito e nas extremidades dos membros" (na garganta = falta, no queixo = desqualificação, nem no pescoço, cabeça ou corpo, mas todo mundo sabe disso).

Todo mundo sabe também que "uma cauda que apresenta vértebras soldadas mas sem desvio constitui uma falta grave". Por isso, é necessário analisar todas as caudas. Indivíduos que mereceriam no máximo uma classificação "bom" estão recebendo classificações "excelente".

Para terminar, o padrão diz que as fêmeas têm "características idênticas, mas menos acentuadas". As fêmeas que se assemelham aos machos por sua corpulência e cabeças desenvolvidas não são boas para fins de reprodução. Eles talvez sejam espetaculares para salões de exposição, mas os juízes devem preferir fêmeas bem típicas, sãs e que tenham uma marcha alegre e feminina.

M. Raymond Triquet
Presidente de Honra da SADB
Presidente da comissão de padrões da FCI

Dogue de Bordeaux canil filhotes

Pelagem acaju com forte sobreposição de marrom (permitido)


Dogue de Bordeaux canil filhotes
Pelagem chocolate (proibido)


Dogue de Bordeaux canil filhotes
Excesso de branco


Dogue de Bordeaux canil filhotes
Excesso de branco


Dogue de Bordeaux canil filhotes
Excesso de branco

3 comentários:

  1. Senhores,
    Na s/opinião seria possível afirmar que o "Pai" da raça Dogue de Bordeaux é o Sr. Raymond Triquet ?
    Grato por me responder via email: cpeltier@uol.com.br.
    Ass: Francisco Peltier.

    ResponderExcluir
  2. Te respondi por e-mail. Segue a resposta.

    Pai indica quem criou. Na verdade o M. Triquet resgatou a raça Dogue de Bordeaux.

    Não diria pai, pois a raça é muito mais velha que o M. Triquet. Porém podemos chama-lo de o "Papa da raça" ou o "salvador" da raça.

    Abraços,
    Bruno Leite

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de ler, possuo um ddb diria tipo toulousiano… digamos! O meu comentário surge no seguimento de me sentir continuamente chocada, com o modo de vender cachorros de raça, este fim de semana vi um casal ddb em loja de superficie comercial… talvez por serem ddb ainda mais me senti…, penso que este é um dos grandes factores para a proliferação em massa destes maravilhosos animais e assim compromoter toda a segurança da raça. Qdo é que proibem estas barbaridades!!?

    ResponderExcluir