Dogue de Bordeaux: Temperamento de guarda (videos)

5 de fevereiro de 2010

Temperamento de guarda (videos)

O Dogue de Bordeaux de hoje é um cão que se destaca pelo excelente temperamento de guarda. Um cão com poder de dissuasão quase incomparável, seja pelo seu porte, sua musculatura, seu peito largo, cabeça desproporcional e/ou seu prognatismo, que lhe confere uma cara de “poucos amigos”.

 
É reconhecido mundialmente pela sua valentia, destemor e autoconfiança. O que faz dele um guardião muito controlado e confiável.

Um cão de guarda pouco vocalizada (late pouco). Até mesmo quando vai atacar o cão não dá sinais de mudanças comportamentais, tamanho a sua autoconfiança, simplesmente ataca, sem rosnado ou latidos.

O Dogue de Bordeaux é um molosso de grande dominância territorial e não aceita invasão em seus domínios. É, no geral, um cão que aceita bem as visitas. Não faz festa pra um estranho, porém, na presença de seu dono o cão o aceita, não sendo necessário prender o animal (exceto que o visitante tenha muito medo), que seguirá com olhos atentos o visitante, até que se sinta confortável com a presença deste.


 
O Dogue de Bordeaux é um cão talhado para o combate, a pele solta para melhor defesa, as proporções que lhe conferem enorme estabilidade em relação ao solo, a técnica de luta adquirida com o negro passado de rinhas e uma da mordidas mais fortes dentre os mamíferos terrestres. Por tanto, é um cão que só deve atacar em última circunstância. Tem dificuldade de largar a presa com comandos de voz, devido a enorme excitabilidade, provinda da genética de caça e rinha. Um cão controlado, mas com um ataque difícil de conter.

O Dogue de Bordeaux, em geral, tem uma guarda natural muito bem definida, dispensando treinamento de guarda.

15 comentários:

  1. Tenho um sitio em Viscon de Mauá - rj tenho um blood hound de 6 anos sem castrar,uma labradora de 10 anos castrada,uma tomba latão de 7 anos castrada e uma bodercollie de 6meses não castrada, aos criadores de dogue de bordeaux,teria algum problema adquirir uma femea desta raça,obrigado,Paulo

    ResponderExcluir
  2. Estou tendo muitos problemas com o meu dgogue de boudeaux, as pessoas tem medo dele, até a mim ele já tentou me atacar e quando ele está no estado de ataque ele não obedece ao comando verbal. Agora resolveu implicar com a moça que trabalha aqui em casa, se ela faz algum movimento mais brusco ele estranha e implica com ela, e não é fácil ver ele latindo para você, pulando, e tentando pegar seu braço com aquela bocona. Falo isso por experiência própria.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  3. ganhei um casal de dogue de bordeaux de 2 anos, são muito, muito, muito doceis comigo, minha esposa e meu filho de 2 anos, meu filho ama os caes, anda a cavalo e adora todos os bichos de nosso sitio onde moramos, tenho um casal de schnauzer gigante e um fila, eles se dão super bem, será que hé perigo dos dogues com meu filho, eles deitam para ele fazer carinho na barriga, sei que com os outros machos são necessarios cuidados especiais princialmente nos periodos de cio. crio caes há 30 anos e já tenho curso de adestramento, só não conhecia o bordeaux, há perigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não há perigo ninhum são imeso dóseis

      Excluir
  4. eu adoro o dogue de bordeus é calmo muito dócil e é um ótimo cão de guarda eu crio estes cães há 14 anos

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber se persisam de fazer muito exerssicio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao precisa, desde que eles tenham espaço para andar durante o dia, tenho 3 em um espaço de 200 metros.

      Excluir
  6. Meu Dogue de Bordeaux acabe de completar 1 ano e desde cedo tem problemas na pele.
    O pelo cai em determinadas áreas do corpo.
    Já troquei de veterinário 3 vezes mas nenhum consegue descobrir a causa do problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu dogue de bordeaux tb tinha problema com a pele. Fui em vários veterinários tb, acabei que um dia troquei a ração para uma que não tinha proteína da carne e pronto. Parece que tem alergia a proteína da carne, até hj não tive mais problemas.

      Excluir
  7. Tenho meu dogue a 6 anos... Meu pai tem o casal que no caso são os pais do meu... Ambos são dóceis, confio no meu cão de olhos fechados... Eles realmente tem cara de poucos amigos, mas são as criaturas mais dóceis do mundo! E mais uma vez insisto em dizer, a raça pode até influenciar, mas a personalidade de um cachorro, não vai da raça, e sim da criação! Meu cachorro desde pequeno foi criado em meio a gatos, outros cachorros, galinhas, ovelhas... NUNCA atacou. Se ele está solto e um estranho entra no quintal, ela ameaça atacar, mas basta eu interromper que na mesma hora ele obedece! E ao contrário do que dizem, se dá muuuuito bem com
    Crianças... Tenho 2 irmãos, de 6 anos e outro de 9 meses... Não preciso dizer mais nada né?

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma femea de dogue de bordeaux que e linda d+ ela mergulha na piscina com os meus filhos de 8 e 10 anos vai ate o fundo, cuida deles com muito carinho, quando entrou um outro cachorro de medio porte em casa e atacou a minha filha ela a defendeu e mordeu o outro de uma forma que nunca tinha visto, levou para fora e soltou na rua o outro cachorro, tive que leva-lo ao vet. e o mesmo levou 18 pontos.

    Eu e meus flihos amamos a nossa bebezona.

    ResponderExcluir
  9. Sempre ouço falar que está raça não é um excelente guardião. Tenho um de 3 meses e meio macho brincalhão. Acompanha a gente por todo lado da casa tipo para nós observar e vigiar.Ja rosnou para algumas pessoas e não é amistoso com outros animais. Será msm que não terá boa guarda?

    ResponderExcluir
  10. Tenho um bordeaux de 7 meses,muito docil,porem bastante teimoso,sempre criei cães de guarda de raça alemã, gostaria de saber se o bordeaux,realmente é eficiente e confiavel para guarda,ou se é mais um super bebê

    ResponderExcluir