Dogue de Bordeaux: A linha superior

8 de fevereiro de 2010

A linha superior

Ser ou Não ser côncavo?

Um novo problema surgiu entre criadores de Dogue de Bordeaux, especialmente nos Estados Unidos: "Há muita discussão sobre a linha superior".

O padrão FCI diz que o Dogue de Bordeaux é um "molossóide concavilíneo".

Os molossóides (classificação de Pierre Megnin, 1897) têm "o corpo massivo, rente ao solo". Animais concavilíneos (côncavo-alinhado, BARON) têm um contorno côncavo (não só a cabeça, mas também o corpo). O crânio é largo, o focinho virado para cima, o dorso côncavo, as extremidades (patas, cauda, ponta do focinho) grossas, os pés para fora e a pele grossa.


Dogue de Bordeaux canil filhotes
O Dogue de Bordeaux é basicamente um cão côncavo, mas criadores da raça têm trabalhado há um século para evitar exageros. Consequentemente a norma determina "um corpo muito musculoso, mas que mantém ainda um contorno harmonioso geral", "com estrutura rente ao solo" e a região do metacarpo "ligeiramente para fora". Agora, qual é o efeito dessa seleção sobre o Dogue de Bordeaux? A norma em francês diz que deve ser "bien soutenu", no sentido de "bem sustentado": as costas não devem ser nem arqueadas nem abaixadas.

Em cães côncavos a cernelha não é definida, ou é apenas ligeiramente definida. No nosso dogue, pelo contrário, a cernelha é "bem definida". Vários cães com costas retas são definidos como tendo "cernelha bem definida" ou "cernelha pronunciada": O Dobermann, o Pastor Belga, o Pointer Alemão, o Braco de Auvergne, etc. Há então uma depressão ligeira ou muito ligeira por trás da cernelha bem definida. A parte de trás inclina ligeiramente para baixo (exceto em cães "camped behind" na pista, como o Dobermann ou o Boxer, quando a inclinação é muito mais acentuada) na direção do lombo, que é sempre um pouco ou bem pouco arqueado. Não vamos falar da garupa, que não faz parte da linha superior.

No Dogue de Bordeaux, o dorso nunca desce para a traseira (o que seria contra a sua natureza). A linha superior nunca é perfeitamente reta num significado matemático, nem é horizontal. Na melhor das hipóteses, após a depressão atrás da cernelha, a linha sobe insensivelmente para se fundir no lombo ligeiramente arqueado. Isto é o que chamamos de linha superior "bem-sustentada". É por isso que no meu livro "Saga do Dogue de Bordeaux" eu disse nos comentários sobre o padrão que "Nenhum molosso tem uma linha superior retilínea. No Dogue de Bordeaux nós almejamos uma linha superior tão reta quanto seja possível em um cão concavialineo". Será que deveríamos descrever a linha superior como ascendente de trás para frente? Certamente que não! Sendo o padrão a descrição do modelo ideal, teríamos que lembrar rapidamente o dorso em arco dos Buldogues. Veja o que o British Kennel Club diz sobre o primo do nosso Dogue, o Bullmastiff: "dorso carpado e dorso selado são altamente indesejáveis". A norma britânica para o Buldogue diz: "o topo do lombo deve ser superior ao topo do ombro" (que é o topo da cernelha). Este nunca deve ser o caso do Dogue de Bordeaux.

Não se esqueça: não queremos características exageradas. É por isso que eu sugiro ilustrar este trabalho com o que eu chamei anteriormente de "a silhueta perfeita", mostrando o significado da expressão "uma linha superior mais reta possível".

Por M. Raymond Triquet - 29/04/2008

Dogue de Bordeaux canil filhotes

Nenhum comentário:

Postar um comentário